Total de visualizações de página

Powered By Blogger

sábado, 17 de julho de 2010

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. SERÍA A PRIORIDADE DA VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO!!??




Mateus 6:24 - " Ninguem pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."

Segundo tradução do dicionário, a palavra "servir" utilizado por Jesus nesta palavra., significa: Exercer as funções de criado; favorecer teu préstimo; prestar serviços a alguém; ser subserviente, ou seja, serve às ordens de outrem., em outras palavras; se torna "servo" ou "escravo".
Neste caso, específicamente o Senhor Jesus diz claramente da servidão à Deus ou a Mamom (dinheiro/materialismo). O termo "Mamom" utilizado por Jesus em aramaico significa "dinheiro" ou "outros bens terrenos valiosos".
Comentei com pessoas do meu convívio, que também são cristãos, que., nunca me imaginaría após 22 anos de convertido a fé cristã, me deparar com um "conflito espiritual teológico religioso"., foi o termo que utilizei para expressar o que sentía no momento.
Tornei-me seguidor do movimento "neo-pentecostal" a anos atrás, por sentir que me adequaria melhor numa igreja que tenha uma liberdade de relacionamento com Deus, um pouco diferente do movimento "tradicional" e mais moderado e limitado do movimento "pentecostal". Quero e faço questão de esclarecer que nada tenho contra, nem a criticar os "tradicionais" ou "pentecostais"., no meu entendimento pessoal é que, como as pessoas tem temperamentos diferenciados, assim também, cada um opta servir a Deus onde melhor se sintam. O corpo de cristo continua sendo um só: A igreja.
Antes de me aprofundar no assunto quero deixar bem claro que tenho plena convicção e entendo que entre as várias promessas de Deus a seu povo., também há a promessa de benção material e financeira. Há base biblica p/crer nisso., porém tudo deve ser abordado de forma ponderada, criteriosa e racional. Todo extremismo sempre é perigoso e leva o ser humano a uma degradação e decadência fisica e espiritual. O apóstolo Paulo nos exorta a prestar a Deus um culto racional (Rom. 12:1-3), com entendimento e temperança, ou seja, ponderação.
Há várias questões a serem tratadas. Mas a questão que quero abordar aqui é preocupante, absurda e caótica.
Apesar de convertido a 22 anos., mesmo desde muito pequeno, convivi próximo das igrejas e de cristãos comprometidos com o "verdadeiro evangelho". Fui do tempo em que os irmãos se uniam para a construção de uma igreja, cada criança carregando pedras, tijolos e os mais velhos se empenhando em construir tijolo a tijolo um templo para a reunião de uma igreja. O vínculo, a confraternização, a "unidade" como diz a palavra, entre os irmãos era autentica. Visitas de evangelismo debaixo de causticante sol, era normal numa tarde de domingo, onde verdadeiramente se sentia a necessidade do povo sem Cristo.
Está dominante na maioria das igrejas um "evangelho extranho" atualmente. Pelo meus cálculos de 15 a 20 anos para cá tem crescido e prosperado dentro das igrejas um "evangelho materialista", o qual está se enraizando de forma rápida, surpreendente e eficaz., fazendo com que o "verdadeiro evangelho" e a "sã doutrina", a tempos ficaram esquecidos.
O inimigo sutilmente conseguiu consolidar uma doutrina enganadora tão eficaz que está maculando a grande maioria das igrejas., neste caso, quero dizer, as denominações.
Infelizmente, o deus "Mamom" está dominando as igrejas que supostamente deveríam ser de Cristo. Nunca foi tão impactante e descaradamente pregado a "Teologia da Prosperidade". O dízimo e a oferta já não bastam. Os "lideres" destas igrejas estão insaciáveis.
Tenho me deparado com pessoas que contam suas histórias terríveis e que foram vítimas destes "mercadores da fé"., pessoas que são persuadidas a vender casas, terrenos, carros, fazem empréstimos bancários, cheques pré datados, entram em débitos nos cartões de crédito, com o objetivo de levar a oferta no altar de "Mamom".
O grande problema é que a maioria destes pregadores, persuadem erroneamente e levam as pessoas a serem "abençoados" a quase qualquer custo. Quando digo "abençoados", estou me referindo ao lado financeiro. Parece que só isto é o que importa.
Não se importando com os reais problemas que levaram àquela pessoa a se encontrar naquela situação de desgraça. Dando a entender que sendo abençoado financeiramente, resolverão todos os seus problemas e viverão o paraiso aqui na terra. Pregar a prosperidade é totalmente pautada na biblia., o dízimo, a oferta "voluntária" e as primicias são bençaos. Porém o "exagero em desafiar os irmãos a deixar o seu tudo, ou assumir um compromisso de oferta somente "pela fé", sem ao menos ter uma possibilidade de cumprir o seu voto, é totalmente destrutivo, imoral e porque não dizer diabólico.
Na internet pelo youtube ví recentemente um "apóstolo", um dos "grandes líderes" deste movimento, informando que na igreja havía máquinas de cartões de crédito, para quem quizesse ofertar no cartão e participar do desafio, a prova de fé, a "semeadura", como ardilosamente é chamado esta oferta., e o valor altamente estipulado., 1.000,00.... 5.000,00... 10.000,00. O membro é encurralado., fica sem saída, e sem dinheiro, obviamente.
Outro "pastor da moda" disse descaradamente: Quem disse que Jesus andava em carro usado e não zero quilometro ?

O jumento que Jesus usou e fez questão., era "zero quilometro".
No mesmo video o pastor foi infeliz na acepção que faz comparando "um açougueiro" de "um senador". Certamente Jesus não aprovaria esta comparação.
Outro "apóstolo" ouví dizer que se Jesus viesse hoje, ele andaría num BMW e não num jumento. Outro lider disse que foi pregar numa igreja de uma cidade vizinha., contou que o pastor local lhe ofertou uma folpuda oferta em dinheiro pela "benção" da palavra pregada., e quando chegou da viagem, no retorno, o tal pastor lhe telefonou avisando que depositaría mais uma boa quantia em dinheiro. Isto é contado em púlpito como testemunho. Isso é o que realmente interessa. Patético! Escabroso! Absurdo!
Infelizmente Chico Xavier, que nada tem a ver com o verdadeiro cristianismo., seguiu a risca a orientação de Jesus. Ele não cobrava, nem aceitava para seu uso pessoal dinheiro nem nada material. Da venda dos livros e as doações, ele doava às suas instituições de caridade. Que ironia!
"Ai daqueles por quem vem o escandalo" ( Mat. 13:41-43)., disse o Senhor Jesus. "Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo" (Heb. 10:31).
" E se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, "Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro."(Apoc. 22 : 19).
A salvação das almas perdidas não só estão em segundo plano, mas há igrejas que nem apelos para aceitação do Senhor Jesus mais fazem., a pregação e exortação à santidade do povo de Deus, não se ouve mais. A palavra diz que sem santidade não se verá a Deus. Não importa se o seu casamento está por um fio, não importa se há um endemoninhado na tua familia, não importa se há alguma maldição a ser quebrada na tua casa, se o teu filho está nas drogas, ou filhas na prostituição, seja lá qual problema for o que está passando., isso é segundo plano.
O importante é ser "abençoado" financeiramente, materialmente., o resto deixa para depois., e o diabo está ceifando vidas sem salvação.
Que evangelho é este que se vive hoje!!??
Há muitos profetas sérios, preocupados com a situação e alertando o povo., porém a situação é gravíssima. O povo de Deus precisa ser alertado, o satanismo está ganhando terreno dentro da igreja de Cristo., esta é uma realidade verdadeira e cruel.
Pelo que consta na palavra, Jesus certa oportunidade viu que a sinagoga (igreja) tinha sido transformada em comércio., Ele se enfureceu tanto que chegou a agredir fisicamente a todos que podia., Jesus ficou indignado e chamou-os de "Ladrões"., Minha casa (igreja) será chamada "casa de oração" e não "covil de ladrões" (Mat. 21:12,13). Será que não estamos vivendo este tempo!!??
As igrejas se converteram em seminários para empresários, campanhas para realização profissional e benção financeira, cursos e ensinamentos direcionados às finanças., etc... etc... Que casa de oração que nada. São verdadeiras faculdades de prosperidade financeira. Isso é o que mais importa. A regra é andar de carro zero, de preferencia importados, comprar mansões, ostentação de riquezas.
Encontros, convenções, cruzeiros (com direito a "shows de músicas gospel", com verdadeiros "pop stars", que sería heresía denomina-los levitas, pois seus cachês são altíssimos., estes também "mercadores do louvor"., mas este assunto é para outra matéria. Não sería mais justo e correto direcionar estes altíssimos investimentos para levar a palavra aos verdadeiros necessitados!!?? Favelas, bairros carentes, países necessitados, cadeias, hospitais, etc..!!!???
Será por não dar retorno financeiro aos cofres desses mercadores da fé!!?? Com certeza. Levar salvação aos pobres e necessitados já não é praticado. A motivação já não é o verdadeiro evangelho ensinado por Cristo. Sabem por que? Porque este ato não dá retorno financeiro. O "melhor dar do que receber" descrito nas escrituras, ha muito tempo não é praticado. Este mandamento está constantemente sendo utilizado para persuadir e seduzir os "membros" a semear somente no lado financeiro., isto para estes hereges, funciona.
Os grandes líderes espirituais do passado recente, não conseguiram se precaver de estrangular a fácil ascensão e abertura de "novas igrejas", "novas denominações", onde pessoas que se auto intitulam "pastores, bispos e apóstolos" preguem heresias "à base bíblica". Até os cristãos convictos e convertidos, bem intencionados, estão facilmente sendo enganados e sendo presas fáceis destes "falsos profetas" (Mateus 24:11).
O apóstolo (este sim, verdadeiro apóstolo) Paulo à igreja de Galácia (Gál. 1:6-9) adverte do "outro evangelho". O próprio disse que nem mesmo ele ou se um anjo do céu pregasse um evangelho diferente daquele já anunciado, o "verdadeiro evangelho"., que seja considerado "maldito".
O zelo do apóstolo Paulo pela sã doutrina era tanto, que na questão da prática da circuncisão ou incircucisão a ser adotado pelos gentios convertidos., ele publicamente contrariou e repreendeu não só a outro apóstolo, a Pedro., mas também criticou a Barnabé publicamente.
O apóstolo Paulo adverte no livro de 1 Tim. 6 : 7-11 a não cair no "laço" dos que amam e buscam as riquezas. Muitos dos que vão a igreja atualmente, os ¨novos convertidos¨, os ¨novos crentes¨, vão por causa das promessas de prosperidade financeira e não pelo amor a Deus. A igreja precisa urgentemente que as fileiras dos verdadeiros profetas de Deus, não só cresça , mas, que também se encoragem, enfrentem e desmascarem estes falsos profetas que estão surgindo. O templo precisa ser restaurado, as candeias precisam de um novo azeite e serem reacendidas para receber a Jesus., o noivo da verdadeira igreja.
(Eugênio/Maio/2010)




7 comentários:

  1. CONCORDO PARCIALMENTE COM O SEU MODO DE PENSAR....SÓ NÃO PODEMOS GENERALIZAR..TEM MUITOS HOMENS DE DEUS AINDA,QUE NÃO SE CORROMPERAM...PRECISAMOS PROCURAR UM LUGAR,CONGREGAR,E ANALIZAR O QUE É PREGADO. HEBREUS 10:23,ATÉ 31..APALAVRA É CLARA P/NÓS..NÃO DEIXEMOS DE COMGREGAR-NOS,COMO É DE COSTUME DE ALGUNS;ANTES,FAÇAMOS ADMOESTAÇÕES E VEDE QUE O DIA SE A PROXIMA. (NO VERS/ 23) DIZ, CONSIDEREMO-NOS TAMBÉM UNS AOS OUTROS,PARA NOS ESTIMULARMOS AO AMOR E ÀS BOAS OBRAS.. AGORA MEU IRMÃO, MUITAS DENOMINAÇÕES ESTÃO PREGANDO UM EVANÉLIO DETURPADO SÓ ENTORNO DAS RIQUESAS DESTE MUNTO,E ESTÃO SE ESQUECENDO DO TESOURO DO CÉU.. PARA OBTER A SALVAÇÃO REQUER, RENUNCIAR MUITAS COISAS EM NOSSA VIDA, E UMA DAS COISAS QUE TEMOS QUE SER É DIZIMISTAS E OFERTANTES,DIZIMO NÃO MANDA NINGUEM PRO CÉU,MAIS SE NÃO DEVOUVER-MOS O QUE É DO SENHOR TAMBEM NÃO SEREMOS SALVOS,PORQUE ESTAREMOS FAZENDO PARTE DESTA CORRUPÇÃO. E DAI POR DIANTE VAI ... MEU AMIGO EUGENIO ,UM GRANDE ABRAÇO, ESTOU TENTANDO EXPOR ALGUMAS IDÉIAS.. AMO VC,FICA COM DEUS. PR.LELIO

    ResponderExcluir
  2. ,DIZIMO NÃO MANDA NINGUEM PRO CÉU,MAIS SE NÃO DEVOUVER-MOS O QUE É DO SENHOR TAMBEM NÃO SEREMOS SALVOS,PORQUE ESTAREMOS FAZENDO PARTE DESTA CORRUPÇÃO. E DAI POR DIANTE... (Pr. Lélio)

    É um assunto delicado e complexo não é mesmo Pastor? Bem exposto no teu comentário. Mas, se não DEVOLVERMOS o dízimo a quem pertence, a Deus., conforme a bíblia está se ROUBANDO a Deus, portanto, ladrões não herdarão o reino de Deus. A verdade é que o povo de Deus deve ser instruído com clareza à respeito do assunto. Conversando com muitos irmãos,se percebe que é normal dar o dízimo aleatoriamente, sem ser exatamente o 10%. Nesse caso voltemos a história da igreja primitiva quando Ananías e Zafira, que MENTIRAM e ROUBARAM a Deus (Atos 5). Imediatamente morreram.

    ResponderExcluir
  3. MINISTERIO DE RESSURREIÇÃO disse...
    CONCORDO PARCIALMENTE COM O SEU MODO DE PENSAR....SÓ NÃO PODEMOS GENERALIZAR..TEM MUITOS HOMENS DE DEUS AINDA,QUE NÃO SE CORROMPERAM...

    Bom dia Pastor Lélio. Quanto ao teu comentário acima., o objetivo do blog é exatamente esclarecer, expor e APRENDER, como é o meu caso. Portanto como Pastor gostaría que explicasse os pontos ao qual o Pastor discorda na matéria. À respeito de santos homens que ainda subsistem e não se corromperam, concordo plenamente. Mas o "amor ao dinheiro" tem corrompido grandes homens de Deus que se desviaram da sua principal missão.
    Um abração carinhoso. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA MEU AMIGO..É,REALMENTE ESTÁ DIFÍCIL ENCONTRAR UMA PESSOA FIEL QUE ESTEJA NA MIDIA. RESUMINDO, EU, PR. LELIO, VOCÊ COMO UM HOMEM DE DEUS, O PR GEORGE DOS EUA, MISS JONAS DO BRASIL,ETC, PODEMOS NÃO ESTAR NA MÍDIA, MAS SOMOS HOMENS QUE NÃO SE RENDERAM ÀS PROPÓSTAS DOS HOMENS CORRUPTOS. QUANDO DIGO QUE NÃO DEVEMOS GENERALIZAR, ESTOU CONFIANDO NO TESTEMUNHO DOS HOMENS QUE CONHEÇO E QUE FAZEM A OBRA DE DEUS COM SINCERIDADE E AMOR. ATOS 1: 8. UM GRANDE ABRAÇO. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  5. Cara... li com atenção e nem sei o que comentar. Essa igreja, certamente eu seguiria. O problema é que o que sobressai se sempre o mau, o "cafetão da prosperidade" como dito em um dos vídeos. Mas você me faz pensar... Existe mesmo uma igreja onde as pessoas pensam dessa forma límpida, honesta, desapegada?

    ResponderExcluir
  6. Roberto,particularmente também gostei do teu comentário. Só não entendí "qual igreja " seguiría., rsss. A que prega a prosperidade "à todo custo"., ou a "igreja" onde as pessoas pensam dessa forma límpida, honesta, desapegada, como vc disse!?
    Como comentei na matéria., essa "teologia da prosperidade", ganhou força nas "igrejas" à mais ou menos 30 anos atrás.
    As igrejas "evangélicas/protestantes" de origem, defendem o dízimo e oferta já que é bíblico., mas jamais dando prioridade a essa questão.
    Cito algumas denominações sérias, que realmente estão comprometidas com a "Palavra de Deus".: Batista, Presbiteriana, Metodista, Adventista (apesar deles - adventistas terem norma de guardar o sábado). Existem pessoas "realmente CONVERTIDAS ao verdadeiro Cristianismo, não tenha dúvidas disso. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir