Total de visualizações de página

Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PASTOR E POLÍTICO. SER OU NÃO SER...

Anos atrás, estive numa cidade do interior de São Paulo atendendo um cliente, um amigo particular, por sinal muito querido e pelo qual tenho um profundo respeito, pelo seu testemunho de vida, pela sua dedicação com a obra de Deus., na época missionário e em pouco tempo já consagrado a pastor e hoje presidente de uma denominação fundada por ele próprio., um servo de Deus, um abençoado.

Nesse dia que quero lembrar do fato ocorrido., foi numa época como essa que estamos passando agora., ou seja, tempo de eleições, portanto época de campanha eleitoral. Dado momento, ele me deu um panfleto, conhecido popularmente como "santinho", de um candidato que ele estava apoiando, e me pediu que apoiasse e ajudasse na eleição do mesmo. O candidato em questão era um pastor muito conhecido da época. Percebí pela reação dele, que a resposta que dei a ele, não foi a que ele esperava, mas ele educadamente recuou e desconversou. Mas ele esperou pacientemente o momento certo, e como eu já prevía, me pediu explicação.

Após termos trabalhado, e já chegando a hora do almoço, saímos p/almoçar juntos, e veio seu questionamento, o qual eu já esperava. Ele me disse: "Agora quero que me explique, por que vc me disse que não vota em pastor !!??" Então eu respondí, que não quería ser culpado e não gostaría de carregar o peso da conivência com a deserção de um ministro de Deus.

Tenho dentro de mim uma convicção e claro entendimento a esse respeito. Não defendo que cristãos não se envolvam na política ou sejam políticos., aliás, acho vital e necessário., mas sou radicalmente contra Pastores, Bispos, Apóstolos (e Padres) se candidatarem a cargos políticos seja de que âmbito for.

Minha explicação é muito simples. Qualquer destes que são identificados como "Ministros de Deus¨, em algum momento já testemunharam o motivo pelo qual assumiram esta posição. Invariavelmente e certamente, em seus testemunhos, até mesmo dado em púlpitos., eles dizem "atender um chamado" de Deus, e por isso convictamente se dispõem a assumir o ministério. Neste caso, pergunto? Há uma função ou cargo mais honroso do que ser "Ministro de Deus"? Assessorar diretamente o Criador do Universo e servi-lo em pastorear e cuidar das ovelhas de Cristo., há função mais gratificante!!??

Se estes supostos ¨ministros de Deus", que ao crescer em fama, liderando multidões de cristãos., de repente mudam de idéia e abandonam "seus chamados" para assumir cargos que nada tem a ver com o cuidado da Igreja de Cristo., merecem eles o nosso respeito, confiança e apoio!!?? Evidentemente que não. Por isso considero que irmãos da igreja que votam nessas pessoas, são "coniventes com uma deserção" da posição em que assumiram perante Deus. Quaisquer desculpas ou tentativas de esclarecer essa atitude não serão convincentes. Já ouví algumas declarações de Pastores e "Apostolo", na tentativa de explicar essa decisão de seguirem a carreira política., desculpem minha sinceridade, mas soaram patéticas.






Como podem perceber nos videos acima, um erro gera outros erros. A pastora Ludmila chega ao ponto de profetizar uma cadeira no senado federal ao pastor Brunelli em nome de Deus. É claro que isso foi muito antes do escandalo em que o pastor Brunelli se envolveu., sería então isso o propósito de Deus!!??
O bispo Rodovalho justificou como sendo um chamado de Deus através de uma mensagem "profética", ou seja "profecía" o qual lhe foi entregue. Creio que a verdadeira profecía, conselho e orientação do cristão está claramente na "profecía" escrita., a Palavra de Deus. Qualquer justificativa contrária a Palavra de Deus é pura heresía.
Noutro video o bispo/deputado Rodovalho se envolve em problemas de mal uso de dinheiro publico.
A seguir, bispo/deputado da universal com problemas com a justiça, envolvendo dinheiro.
Se estivessem somente pastoreando nas igrejas, provavelmente não estariam envolvidos com esses escandalos.
Ou será que o Senhor Deus só encontra "santos", homens sábios e de puro coração somente no meio de pastores, bispos e apóstolos !!!???
Tenho a mais absoluta certeza que entre os milhões de cristãos que fazem parte da igreja, há homens e mulheres sábios e capacitados para tal chamado., o político claro, não sendo necessariamente sacerdotes. Aliás, sacerdotes estes que já estão na cadeira ao qual foram chamados.
Certa ocasião estive participando de uma série de conferências, e um dos palestrantes convidados., um pastor disse com muito orgulho no decorrer de sua apresentação, "que aprendeu muito com os políticos"., já nessa época, achava incoerente um pastor comentar tamanho absurdo. Será que no seminário ou na faculdade teológica (se é que ele fez), e no pastoreio de uma igreja não teria aprendido algo mais útil e interessante!?
Vê-se em certas atitudes de alguns "irmãos", que os valores estão totalmente invertidos.

Na minha opinião, creio que pessoas que tomam esse caminho, são na verdade mentirosos e oportunistas. Porque se dizem que um dia atenderam um chamado de Deus., com esta atitude se mostram além de mentirosos., oportunistas porque com o crescimento que Deus os deu em seus ministérios, já famosos e conhecidos debandam p/uma escolha de interesse pessoal.

Quero deixar claro aqui, como já havía comentado anteriormente que, nada tenho contra os políticos cristãos., ao contrário, daría meu total apoio se achar que seus projetos não contrariem e favoreçam os interesses cristãos e atendam a ansiedade e necessidade de justiça de um povo de que religião, raça, ou cor seja.
Se lembrarmos de alguns homens de Deus citados na biblia constatamos que apesar de uma importante posição de Líder de Estado, não cogitaram nem foram Sacerdotes ou Profetas. Moisés, um grande líder do povo Judeu., Daví o grande rei de Israel., José 1ro ministro (ou governador) de Egito,etc...


4 comentários:

  1. Como eu já te disse è muito complicado cuidar do Reino de Deus e suas ovelhas e ao mesmo tempo se dedicar a política, não tem como fazer duas coisas com mesma dedicação eu sou contra também.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Raphael, o trabalho no reino de Deus não é tão simples assim., fora a disposição física, tem a espiritual a qual exige muito jejum, oração, aconselhamentos, etc... É humanamente impossível.

    ResponderExcluir
  3. Aceite o comentário de um ateu. Apesar de não crer, sei reconhecer boas intenções e boas pessoas onde as vejo. Acredito piamente que religiões, crenças, guias, gurus, templos, doutrinas são inúteis perante um Deus realmente bom e justo, se existir. Creio ainda que, se Deus existir, é algo que não sabemos compreender, nem como é, nem o que quer, nem seus planos para o universo (na tese religiosa, criação dele). Mas de uma coisa tenho certeza. Se Deus existir, Ele certamente pouco se importará com nossas crenças, mas examinará a fundo nossa consciência, nossos atos, o que somos e o que queremos e fizemos na vida que teoricamente ele nos deu. Assim, paz. Vamos esperar para ver... rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto., é um prazer tê-lo como participante em seu comentário. Todos os comentários aqui são benvindos. Respeitamos toda crença. Só quero reiterar que tudo no universo tem suas regras, suas leis., se desrespeitarmos, sofreremos as consequências. A natureza, nosso próprio planeta., hj estamos sofrendo as consequências da devastação praticado pelo próprio homem. Nós temos nossas leis a respeitar, nossa constituiçao, códigos civis, criminais,etc... transgredir essas leis gera consequências.
      Assim também., cada cidadão tem sua crença. O cristão, espírita, agnóstico,etc... Confesso que no caso do "ateu", não sei bem como funciona. Posso te dizer que o cristão tem sua como regra de fé: A bíblia., portanto os "mandamentos" de Cristo contidos nela, devem ser seguidos., confesso que NÃO É NADA FÁCIL.
      Por isso digo que APESAR DE NÃO COMPACTUAR com alguns entedimentos do Pr. Silas Malafaia., dentro do princípio dele como pastor, ele defende como PASTOR, o que consta na biblia.
      Nesse ponto, e sendo assim., ele não está errado. Os que se julgam cristãos terão que aceitar., as outras crenças não.
      Apesar de vc se considerar ateu., percebo teu respeito por Deus! Deus te abençoe sempre!

      Excluir