Total de visualizações de página

Powered By Blogger

terça-feira, 5 de abril de 2011

EMULAÇÃO - Faz parte do teu cotidiano!!??

Gál. 5 : 16 - 23 ( As obras da carne e os frutos do Espírito).

Alguém me disse certa vez: "Se eu conversar com alguém por 5 minutos e essa pessoa disser "eu" por tres vezes, considero essa pessoa egocêntrica".
Apesar de considerar um exagero essa avaliação., nunca me esqueci disso.

A introdução com o comentário acima, deve-se ao fato de que nesta matéria me utilizarei de um fato que aconteceu comigo neste fim de semana, para abordar um assunto o qual muitos não tem levado a sério, e talvéz eu também.
Em algum momento ou matéria já manifestei que gosto muito de praticar um esporte que é muito comum a quase todo homem., jogar futebol. Duas a tres vezes por semana.
Costumo dizer que, se quizer conhecer o temperamento de algum homem (que goste de jogar futebol, neste caso obviamente), analise-o num campo de futebol, durante uma partida.
Especificamente neste fim de semana os ânimos dos "atletas" estavam exaltados, a gana e vontade de sairem vitoriosos de uma partida ficou patente e visivel, principalmente em alguns integrantes do meu time, e por mais incrivel que possa parecer, as discussões e cobranças exaltadas aconteceram quando estávamos na frente no placar por 2 a 0.
Até certo ponto, eu, sendo acintosamente cobrado para aumentar o placar, já que estava atuando como atacante do time., me mantive calmo e até me divertindo com a situação. Confesso que a derrota numa partida dificilmente me tira o bom humor, desde que tenhamos nos esforçado para fazer o melhor. Porém naquele dia, minha paciência se esgotou, e dado momento revidei asperamente com meus companheiros mais exaltados. Foi um día atípico.
Evidente que, após toda a confusão e final da partida, "carinhosamente" nos desculpamos uns com os outros e tudo acabou em paz.
Porém, fiquei extremamente preocupado com o acontecido devido ao fato de todos os envolvidos, cinco na verdade, serem "evangélicos"., apesar de todos do grupo professarem serem "cristãos".
Até mesmo oração é feita antes do inicio das atividades., isso faz parte da formalidade.
Enquanto meditava no acontecido, lembrei do texto biblico acima. E lembrei da palavra que muitas vezes não damos muita importância.
Foi a causa de todo o problema:, "... emulações, iras, pelejas, dissensões... , que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus". (Gál. 5 : 20, 21)
Emulações, conforme o dicionário da lingua portuguesa significa, competir, rivalizar, disputar, porfiar.
Nosso grupo é composto por ditos "veteranos"., muitos dos quais já foram profissionais e muitos amadores., verdadeiros "boleiros", jargão utilizado no meio futebolístico. Muitos hoje são convertidos a fé evangélica., mas resquícios de atitude e comportamento do passado os acompanham e não se apercebem que isso pode ser impedimento de um bom relacionamento com Deus.
Muitos ainda não aceitam em hipótese alguma perder uma partida.
Já ouví inúmeros testemunhos de jogadores profissionais citando como benção um gol marcado, ou uma vitória importante numa disputa de jogo de futebol. Analisando pela forma como  Deus considera uma "emulação", estaría Ele se envolvendo diretamente num resultado de uma partida ou disputa?
Há base bíblica para isso?
No meu entendimento, creio que resultados favoráveis são unicamente frutos da competência do(a) envolvido(a).
Tenho visto "cantores" profissionais de músicas evangélicas., digo "cantores", porque ao meu modo de ver a grande maioria tenho receio de considerar "levitas", por haver uma grande diferença de atuação de "verdadeiros levitas".
Sem dúvida há muitos abençoados que louvam a Deus., mas não é incomum ver muitos cantores evangélicos concorrendo a prêmios seculares., até mesmo em Grammys.
Sería "honraría, exploração ou emulação"?
Ao abordar e meditar no assunto me veio à mente muitas outras situações onde esse "pecado" pode sutilmente estar tomando conta da igreja.
Não quero nesta matéria prolongar o assunto., mas sim ressaltar e alertar para que possamos viver em novidade de vida., já que temos professado o viver em Cristo.
Se vivemos em Cristo devemos realmente nos esforçar para matar o velho homem e permitir que nasça um homem renovado no Espirito.
E que, nossas atitudes e comportamento possa testemunhar o verdadeiro  renovo em Cristo. 
Em matéria postada neste blog., abordamos sobre os 4 temperamentos., onde aprendemos a identificar e transformar nosso temperamento através do Espirito Santo e consequentemente adquirirmos um novo caráter.
Assim como o fizeram Moisés, Paulo, Pedro  e Abrão.
Há também outra matéria à respeito do espirito agradável a Deus.

Que possamos aprender com os erros e mudar para melhor.

" O inteligente aprende com os seus próprios erros, e o sábio aprende com os erros dos outros".

Deus os abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário