Total de visualizações de página

Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TEMPERAMENTOS. VOCÊ SABE PELO MENOS QUAL É O SEU!!??


Video emocionante e inspirador!!!



Qual será o temperamento deste homem!!??... Claro que neste caso nada tem a ver c/temperamento., mas sim com algum dom sobrenatural., talvéz!!?? Sería o dom concedido a Daniel quando este desceu à cova dos leões!!?? O que vcs acham!!??

(Gen. 1:27, 28) ... e sujeitai-a; e dominai... sobre todo animal que se move sobre a terra.

Muitos homens ignoram o poder condedido a eles por Deus !!

-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-



Temperamentos. Você sabe pelo menos qual é o seu!!??



Tenho percebido que a grande maioria de pessoas tem dificuldades em aceitar atitudes e comportamentos das outras. Mesmo que, nada façam para prejudicá-las ou afetá-las diretamente. E quando isso acontece, imediatamente surge a antipatia pelo próximo.
Afinal., o que leva o ser humano a essa divergencia?
Hà muito tempo ouvimos falar que para a boa convivência com os outros, devemos "aceita-los como são"., "não tentar mudá-los"... e por aí vai.
Evidente que, nosso objetivo ao abordar este assunto, não será para resolvermos todos os problemas de relacionamentos., porém, temos como objetivo minimizar a aversão e a falta de compreensão que muitos não conseguem no convivio com as outras pessoas.
O autocontrole, o dominio proprio, tem sido o desejo de muitos individuos., porém poucos os tem alcançado.
Afinal, qual é o motivo de sermos diferentes umas das outras? Que força incontrolável e irresistivel é essa que o temperamento exerce sobre as pessoas, obrigando muitas das vezes a fazer o que não quer fazer e a não fazer o que quer fazer?
" Eu sou assim mesmo"., justificam-se muitos. " O que vc quer que eu faça, não consigo me controlar!"., justificam-se outros. Quantas vezes já não ouvimos ou falamos isso?
Quantos não invejam a calma dos fleumaticos., ou não desejariam possuir a euforia dos sanguineos., ou não dariam tudo para serem habilidosos como os melancolicos, ou obstinado como os colericos. Mas não é bem essa a realidade. Quando percebem, já agiram precipitadamente, já manifestaram mágoa ou rancor, "já chutaram o balde", como se diz popularmente, e ficam amuados ou confusos.
O notável "Pai da Medicina", o grego Hipócrates (460 a 370 a.C.) foi o primeiro a observar e distinguir os quatro temperamentos: O sangüineo, o melancólico, o colérico e o fleumático. De acordo com a dedução de Hipócrates, o temperamento da pessoa dependia dos "humores" do seu corpo: Sangue, bilis preta, bilis amarela e fleuma.
Em 1798, o filósofo alemão Emmanuel Kant foi o que mais divulgou a descrição dos quatro temperamentos, embora considerado ainda incompleta, foi interessante.
Ele descreveu o SANGUINEO, como um individuo alegre e esperançoso., que atribui grande importância àquilo que está fazendo no momento, mas que logo em seguida, pode esquecê-lo. Ele tem intenção de cumprir suas promessas, mas não as cumpre por nunca tê-los levado suficientemente a sério a ponto de pretender vir a ser um auxílio para os outros. É um mau devedor e pede constantemente mais prazo para pagar., é sociável, brincalhão, se contenta facilmente, mas não leva as coisas muito a sério, e vive rodeado de amigos. Embora não sendo propriamente mau, tem dificuldade em ser correto., pode se arrepender, mas sua contrição é logo esquecida. Ele se entedia e cansa facilmente com o trabalho, mas constantemente se entretem com coisas de menos importancia., ele carrega consigo a instabilidade, e o seu forte não é a persistencia.
O MELANCOLICO atribui grande importancia a tudo que lhe concerne. Descobre em tudo uma razão para a ansiedade e em qualquer situação, nota primeiro as dificuldades. Nisso é inteiramente o contrário da pessoa sanguinea. Não faz promessas com facilidade, porque insiste em cumprir a palavra, e pesa-lhe considerar se será ou não possivel cumpri-la. Age assim, não devido a considerações de ordem moral, mas ao fato de que o relacionamento e o interagir com os outros lhe preocupa., isso o torna cauteloso e desconfiado.
O COLERICO dizem, tem a cabeça quente, se agita com facilidade, mas se acalma logo que o adversario se dá por vencido. Ele se aborrece, mas seu ódio não é eterno. Sua reação é rápida mas não persistente. Mantem-se sempre ocupado, embora o faça a contragosto, justamente por não ser perseverante; prefere dar ordens, mas aborrece-o ter de cumpri-las. Gosta de ver reconhecido o seu trabalho e adora ser louvado publicamente. Dá muito valor às aparencias, à pompa, e à formalidade; é orgulhoso e cheio de amor próprio. É avarento, polido e cerimonioso; o maior golpe que pode sofrer é uma recusa a obedecerem suas determinações. Enfim, o colérico é considerado o mais infeliz por ser o que mais provavelmente atrairá oposição.

O FLEUMATICO tem a tendência a não se emocionar com facilidade, nem se mover com rapidez, e sim com moderação e persistencia. O fleumatico se aquece vagarosamente, mas retém por mais tempo o calor humano. Age por principio, não por instinto; seu temperamento feliz pode suprir o que lhe falta em sagacidade e sabedoria. Ele é criterioso no trato com outras pessoas e geralmente consegue o que quer, persistindo em seus objetivos, enquanto, aparentemente, está cedendo aos outros.



Abaixo, relacionamos as qualidades e os defeitos dos quatro temperamentos:

COLÉRICO = (PRODUTORES, CONSTRUTORES E LIDERES)

Qualidades = Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, lider, audacioso.
Defeitos = Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensivel, astucioso.

FLEUMÁTICO = (DIPLOMATAS, ADMINISTRADORES, PROFESSORES, TÉCNICOS)

Qualidades = Calmo, tranquilo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, lider, diplomata, bem-humorado.
Defeitos = Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretencioso, introvertido, desmotivado.

MELANCÓLICO = (ARTISTAS, MÚSICOS, INVENTORES, FILÓSOFOS, MESTRES)

Qualidades = Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.
Defeitos = Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível.

SANGÜINEO = (ATORES, VENDEDORES, ORADORES)

Qualidades = Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
Defeitos = Pusilânime, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

Após relacionarmos o gráfico dos temperamentos., sugiro que analise munuciosa e criteriosamente a lista das caracteristicas predominantes em cada temperamento., tanto as qualidades, como os defeitos correspondentes ao teu comportamento. Veja primeiro os seus pontos fortes, suas qualidades., porque é mais fácil ser objetivo quanto às suas qualidades do que quanto às suas fraquezas. Muitas pessoas tem a tendencia de mudar de idéia quando examinam seus defeitos, mas é melhor você resistir a essa tentação e enfrentar com realismo e sinceridade as suas fraquezas.
Certamente notarão que apesar de constatar e identificar o seu temperamento, algumas características, tanto qualidades como defeitos, cruzarão e identificarão outros temperamentos à qual não será o seu temperamento predominante., no entanto é absolutamente normal., tanto que os especialistas alegam que a grande maioría das pessoas têem um temperamento secundário. Mas, em geral um temperamento sempre será mais destacado na sua personalidade que os outros tres temperamentos citados.
No meu caso, apesar de ter plena convicção que o meu temperamento seja o colérico, há características no sanguineo que correspondem ao meu comportamento.
Certa vez ouví de um pastor em sua pregação que o temperamento é imutável., porém o caráter é mutável. Essa observação chamou muito minha atenção, e analisando cheguei a conclusão que é quase exatamente essa a realidade.
Segundo o dicionário aurélio temperamento é o estado fisiológico característico de um indivíduo e que condiciona suas reações psicológicas., e caráter é o conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); traço distintivo.
Baseado nisto, eu pessoalmente creio que, nosso temperamento tem uma fortíssima influencia em nosso caráter. No entanto, tenho plena convicção que o TEMPERAMENTO pode ser TRANSFORMADO e o CARÁTER pode ser totalmente MUDADO.
Claro que essas transformações e essas mudanças só podem ser realizadas atravéz do ESPIRITO SANTO DE DEUS.
Na biblia consta histórias de transformações de temperamentos do colérico Paulo, o ápóstolo., do fleumático Abrãao, o grande patriarca do povo de Deus., do melancólico Moisés, o maior lider da historia de Israel., e do sanguineo Pedro, discípulo e apóstolo de Jesus.
O livro de Tim LaHaye = ¨Temperamentos transformados¨, lançado no Brasil pela Editora Mundo Cristão., que tive como base desta matéria, é quase um manual de como Deus poderá transformar os defeitos de seu temperamento.
Eu tenho por costume dizer que os cristãos podem substituir uma consulta ao pisicólogo ou psiquiatra, (quero esclarecer que nada tenho contra nem mesmo a criticar os profissionais desta área., os quais são de extrema importancia em muitos casos específicos) fazendo seu próprio auto-análise, consultando nosso manual do fabricante, ou seja, a biblia. Sugiro usar como base de orientação em suas vidas, dois textos biblicos:
Gálatas 5 : 16 - 26., este texto trata das obras da carne e os frutos do Espirito.
Quer saber o que teu comportamento está manifestando!? Simples.
Analise teu viver baseando na listagem dos frutos do Espirito e nas obras da carne. Andando em Espirito voce automaticamante manifestará uma vida totalmente abençoada e positiva., mas se andar segundo o desejo da carne o efeito será contrário.
Filipenses 4 : 8 - 9., este texto nos dá a receita de como ter o Deus de paz conosco. O segredo é a nossa mente. Se preenchermos nossos pensamentos com as coisas boas, como diz a palavra, teremos a paz de Deus.
Em 1999 participei de uma palestra com o presidente de uma grande empresa nacional. Ele disse algo que me marcou muito. Segundo ele, o sucesso ou o fracasso de um homem tem uma medida, um comprimento., de mais ou menos 30 cm. É a distancia entre a mente ao coração.
Achei muito interessante., provavelmente ele conhecía o texto bíblico de Provérbios 23 : 7; ou seja., somos o que imaginamos ser. Thomas Edison disse certa vez algo parecido.: ¨Somos nada mais nada menos, do que o reflexo da nossa consciência¨.
A propósito., quanto ao convívio com outros individuos de comportamentos diferentes., o apóstolo Paulo nos aconselha no livro de Romanos 14 : 1 - 12 à respeito dessa tolerância.
Que através da Palavra possamos usufruir de um estilo de vida com mais qualidade, na medida do possível.
Deus abençõe a todos!

4 comentários:

  1. Oie!!!
    Agora será mais fácil de ver suas atualizações.
    Tá arrebentando heim! Muito Bom seu Blog, os conteúdos são nota 10!!! Me segue aí tbm, tá? e da uma olhadinha no meu, ahuahsuahs, paz!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! É um prazer receber teus elogios. Ainda assim, sinta-se à vontade mesmo para as criticas. Tuas sugestões p/temas a serem abordados também. Informe o teu blog, que farei questão de participar.
    Deus te abençoe.

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  3. É só você clicar no meu nome ali, é o ' Quem garante?, ahsuashuashs... To esperando comentários também, mas já vou avisando que ele não é tão inteligente, ahsuahuahs. É mais simples e minhas ideias ainda são bem de principiante =) eu que gostaria muuuuito de receber sugestões. fique na paz e até mais!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! Visitei teu blog., criativo, interessante e bastante colorido., combina com teu perfil. Curiosidades informativas... rsss.. Parabéns.
    Valeu Samy...

    ResponderExcluir