Total de visualizações de página

Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VAMOS FALAR DE AMOR !!??



Lembram daquele seriado "Familia Dinossauro"!? Na época que a Globo exibia esse seriado no programa da Xuxa., lembro-me que estive no Rio de Janeiro e fiquei admirado que no horário da exibição, horário de almoço., dava a impressão que a cidade parava para assistir o Baby Sauro e ouvir ele dizer: Não é a mamãe!!! Confesso que também eu gostava de assistir.
Houve um episódio onde o Bobby Sauro desapareceu, e a familia ficou desesperada. Acabaram descobrindo que o Bobby tinha sido comido (tragado literalmente) por um Tiranossauro gigante. Na empreitada da busca, Dino, o pai, ficava gritando o nome do Bobby, e dado momento ele respondeu o chamado de dentro do estômago do enorme Tiranossauro. Mas o que fazer? Apesar dele estar ainda vivo, ele estava dentro do Tiranossauro. E desenrolou um lance entre pai e filho que me marcou muito. Dino, sabendo que o filho já tinha seu destino selado., começou a dizer p/Bobby o quanto ele o amava, e a resposta do Bobby foi recíproca, também começou a expressar o seu amor pelo pai. De repente o Tiranossauro gritou p/os dois que aquela melação estava lhe causando náuseas. Dino e Bobby, percebendo a reação do grande predador., começaram a expressar o seu amor um pelo outro., insistiram nisso, incomodando terrivelmente o Tiranossauro, até que em dado momento, de náusea ele passou a ter uma forte ânsia de vomitar., e o efeito do diálogo dos dois levou o Tiranossauro a vomitar a Bobby, expelindo dentro dele o "seu petisco". E evidentemente os dois se abraçaram e foram livres para casa. Provavelmente não fui o único a perceber isso., mas para mim o moral da história foi o seguinte: "O AMOR VENCEU O MAL". Sempre foi e será assim. O PODER DO AMOR É INIGUALÁVEL E IMBATÍVEL.
Afinal, porque Deus é chamado de Deus de Amor!!??
Quando perguntaram a Jesus qual era o grande mandamento a ser guardado., Jesus respondeu que o primeiro grande mandamento é AMAR A DEUS POR SOBRE TODAS AS COISAS., e o segundo grande mandamento é AMAR AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
Afinal, porque o Senhor Jesus não falou dos outros mandamentos!? Não eram 10 os mandamentos!? Nosso Senhor Jesus jamais sería contraditório. Vamos analisar os 10 mandamentos.
Quando vc pratica os 10 mandamentos (Êxodo 20 : 3 - 17), vejamos o efeito:
1 - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM; fazendo isso, vc está AMANDO A DEUS.
2 - NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA; ... fazendo isso, vc está AMANDO A DEUS.
3 - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR, TEU DEUS, EM VÃO; fazendo isso, vc está AMANDO A DEUS.
4 - LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO, PARA O SANTIFICAR; fazendo isso, vc está AMANDO A DEUS.

5 - HONRA A TEU PAI E TUA MÃE; fazendo isso, vc está AMANDO A TEU PRÓXIMO.
6 - NÃO MATARÁS; fazendo isso, vc está AMANDO A TEU PRÓXIMO.
7 - NÃO ADULTERARÁS; fazendo isso, vc está AMANDO A TEU PRÓXIMO.
8 - NÃO FURTARÁS; fazendo isso, vc está AMANDO A TEU PRÓXIMO.
9 - NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO; fazendo isso, vc está AMANDO A TEU PRÓXIMO.
10- NÃO COBIÇARÁS A CASA/MULHER DO TEU PRÓXIMO; fazendo isso, vc está AMANDO A TEU PRÓXIMO.

Perceberam a clara sabedoría de Jesus resumindo os mandamentos num só verbo? AMAR.
A prática do primeiro ao quarto mandamento, leva vc a AMAR A DEUS., e a prática do quinto ao décimo mandamento, leva vc a AMAR A TEU PRÓXIMO.

Ouví dizer que na antiguidade os homens tentaram em vão achar explicação para o AMOR, muitos sábios fracassaram neste intento. Época em que o povo mais sábio era considerado o povo da Grécia., incumbiram os gregos para esta tarefa. Passaram longos 50 anos de estudo, e os gregos chegaram a uma conclusão: O AMOR NÃO SE EXPLICA.
O apóstolo Paulo no livro de 1 corintios capitulo 13 nos indica as características do amor.
Ele acaba de encerrar um capitulo maravilhoso, tremendo., falando sobre os dons espirituais (capitulo 12). Se esta imensidade de dons que ele acaba de citar já enchem os olhos de qualquer ser humano, caso eles o obtenham., mesmo sendo naturais, imaginem sendo sobrenaturais como ele cita aqui? Alguém com alguns dons citados aqui podería se vangloriar de que nada mais lhe falta. Citando alguns, como sabedoría, maravilhas, ciência, etc... Que poder!!!
No versículo 31 do capitulo 12, ele encerra dizendo: " Vou lhes mostrar um caminho ainda mais excelente..."
É mais ou menos assim. Pode ser a melhor receita culinária, com os temperos mais sofisticados e exóticos... se não tiver a pitada de SAL, o gostinho vai ser duvidoso. Não vai prestar.
Assim também é com o AMOR. O apóstolo Paulo foi muito claro quanto a isso.
Me lembro quando eu trabalhava mais na área de evangelismo e visitação, nos deparavamos com todo tipo de problemas. Algumas vezes encontrava mulheres que pediam oração pelos maridos para que parassem de beber, porque não aguentavam mais serem desrespeitadas, incomodadas ou coisa parecida., era muito normal eu orientar essas pessoas que uma oração que elas façam sem amor., provavelmente não surtiriam efeito., as vezes as pessoas oram pensando na sua própria comodidade. Oram pelos maridos, para que sejam transformados, não porque o amam., mas sim porque seus atos a incomodam. Oram a Deus para que o vizinho mude de casa porque a incomoda, não ora com amor para que o coração seja transformado. O amor não procura seus interesses... não guarda rancor...tudo crê...
Não aguento mais! São as reclamações mais comuns... mas a Palavra diz que o amor tudo suporta... tudo espera...
Aliás., uma oração feita com amor, tem um efeito extraordinário. Quando uma mãe decide orar pelos seus filhos, o sucesso do resultado é quase 100%, porque normalmente é feito com amor.

A conclusão mais comum da definição de amor foram 3:

AGAPE/ PHILOS/ EROS

As palavras "Ágape", "Philos" e "Eros" são tomadas a partir da língua grega e são três expressões diferentes do amor que estão disponíveis.
O amor ÁGAPE é o amor perfeito que se origina de Deus e é a característica de Deus. Isso é amor incondicional, é um amor que perdoa sempre e resiste com paciência por meio de qualquer dificuldade ou de ataques de influências externas. Este amor ágape não pode ser abalada ou alterada. É o coração de Deus que nós, como seres humanos, podemos experimentar esse amor incondicional ágape, em toda a plenitude que é. Esse amor pode ser experimentado pelo homem através do espírito e da alma apenas por serem unidos espiritualmente através de Cristo. Jesus Cristo é a expressão do amor Ágape de Deus Pai para o mundo.
O segundo amor é "PHILOS", e consiste em um amor terreno que é encontrado através da ligação com os amigos, os casamentos e os laços familiares. Philos é o amor imperfeito, quando colocado em comparação com o amor Ágape. O Amor Philos pode ter limitações e condições que têm a capacidade de quebrar o amor. Isto é visto em muitos relacionamentos que foram quebrados por causa da mágoa e rancor. Philos não é perfeito no fato de que ele pode ser quebrado. Não é absolutamente necessário conhecer a experiência do amor Ágape quando é praticado o amor philos. Na verdade muitas pessoas em todos os tipos de títulos de relacionamento estão experimentando um certo grau de amor philos e porque tem limitações haverá diferentes graus de expressões philos.
O terceiro é o amor "EROS", da qual temos a palavra erótico, e é a intimidade sexual. Eros pode ser expresso com ou sem um casamento ou compromisso, e vai durar enquanto a atração erótica tiver força para suportá-lo. Eros é, em geral baseado em atrativos físicos na maioria dos casos, mas também pode ser uma expressão de amor Philos que foi desenvolvido. Na verdade, se o amor philos não for desenvolvido, então o amor Eros, não terá a mesma experiência. O amor Eros, sem primeiro desenvolver o amor Philos é sempre uma expressão de suas próprias necessidades de uma pessoa ou desejos, e é atendido de uma forma egoísta, que procura para satisfazer um desejo, com pouca preocupação com as necessidades dos parceiros. Mas o amor Philos tem a capacidade de buscar as necessidades do parceiro em vez das necessidades egoístas de Eros sem a força de Philos. Para que uma relação a ser sustentada e tornar-se plenamente abençoado por Deus, Ágape deve ser o alicerce que suporta Philos, que conduzirá à grande experiência de Eros. Se um triângulo estava a ser cortado horizontalmente em três níveis e estava sentado com o pico na parte superior, então o relacionamento perfeito iria funcionar com o amor Ágape como a seção de base, o amor Philos como o ponto médio, e o amor Eros como o pico. Se um relacionamento está sendo tentado a ser construído em cima do pico de Eros e não com a fundação de Ágape, em seguida, ele vai desmoronar.

Apesar do sentimento do AMOR, do qual desponta vários tentáculos e várias maneiras de atuação., ainda tenho minha opinião que há formas de lidar com o amor. Eu, pessoalmente, não defendo isto como tese e muito menos generalizando e imputando aos sentimentos de outras pessoas.; apesar de ser já severamente criticado., creio que com o amor temos que agir como se fosse uma CONCESSÃO., agir assim as vezes tem suas sequelas, normalmente dolorosas., apesar de que o AMOR esteja incluido INTEGRALMENTE nos mandamentos, e sendo assim temos a OBRIGAÇÃO DE AMAR.

Deus não nos ordenou para amarmos a nossos inimigos!!?? Mas como amar o seu inimigo!!?? Como seguir amando um cônjuge que traiu tua confiança!!?? Como amar o assassino de um ente querido!!?? Como amar o patrão que frequentemente te desrespeita e não te valoriza como empregado e ser humano!!?? Como amar nossos governantes que frequentemente nos decepcionam, legislando para seus próprios interesses e que se corrompem desviando milhões que deveriam ser em benefício do povo!!??
Por tudo isso., conhecemos A GRANDEZA DE DEUS;. porque o Deus de Amor nos colocou à disposição as várias formas e essências do AMOR.
Em caso de relacionamentos entre homem e mulher (EROS), nas amizades (PHILOS)., muitas das vezes há a decepção entre os envolvidos, consequências de traições, maltratos, descasos e como costumo dizer, muitas vezes pela DISPLICÊNCIA na demonstração de amor., causando fatalmente a morte do amor que outrora existia.
Caso tenha acabado o amor EROS entre um casal., o amor PHILOS obrigatoriamente deve permanecer., está difícil? É a hora de fortalecer o PHILOS com o amor ÁGAPE.
Caso um(a) amigo(a) tenha matado o amor PHILOS em você., recupere e fortaleça o PHILOS com a interferência de ÁGAPE.
Não nos esqueçamos que o DEUS DE AMOR nos ordenou que NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS. Portanto não temos outra saída., CONCEDA O SEU AMOR A ALGUÉM. AME, AME, AME... E NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ!!!

Deus abençoe a todos!!!




4 comentários:

  1. Interessante como colocas a tua visao sobre os tipos de amor.
    Eu creio que existam variados tipos de amor e q provavelmente nao temos ainda a capacidade ou a necessidade de ter que explicar cada um deles, eu ja tentei muitas vezes, porem, hoje creio que apenas temos que entender que o amor é querer o bem, amar é disseminar o bem, entre tudo e todos que conhecemos.

    Outro ponto é que voce coloca que temos a obrigaçao de amar. Porem é muito relativo isso. Pois muitas vezes devemos amar alguem renunciando e abrindo mao desse amor, para o bem do que ou, de quem amamos. O que coloco aqui é que o "abrir mão de um amor", na verdade muitas vezes é a maior demonstração do que é amar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Erich.
    É um prazer tê-lo como participante nesta matéria. Teu comentário é muito coerente.
    O fato da necessidade de conhecer as várias formas de amor é muito importante ao ser humano., senão, como compreenderemos quando Cristo disse que ao levarmos uma bofetada na face, para que ofereçamos o outro lado também!!?? Neste ensinamento de Cristo há muito mais do que um simples tapa na cara., Ele fala sobre vingança, revide físico, ódio, amargura, etc... É complexo e abrangente o assunto.
    Quando vc diz que o amor é o querer e disseminar o bem, vc está corretíssimo., neste caso é manifesto o amor Philos, com uma pitadinha do Amor Ágape.
    Referente ao teu entendimento da "obrigação" de amar, realmente é relativo., já que Deus nos criou com livre arbítrio (mais uma prova do amor de Deus), portanto, somos livres para optar obedecer o mandamento de Deus ou não. Quando Jesus nos recomenda o "amar", Ele sabia os benefícios que esse ato nos traría.
    Não sei o seu caso., mas eu já tive "motivos" suficientes para odiar pessoas pelo mal que me causaram., o mal foi pior, porque isso me destruía por dentro., aí entendí que perdoando com amor, me trouxe paz, cura (já que mágoa, rancor, etc... até cientificamente comprovado que nos afeta o organismo, o físico, intelecto e espiritual). Desta forma quem é sábio opta pela recomendação segura de Cristo.
    Quando vc diz que "abrir mão de um amor" é "demonstração de amor". Isso sim é muito complexo., e deve-se analisar caso a caso.
    Isso normalmente acontece na manifestação do amor Eros.
    Pergunto: Por que uma pessoa abriria mão de um amor!? - Abrir mão de um amor, não é princípio de nenhuma sabedoria.
    A não ser que tenha comprometimento já com outra pessoa., ora, o amor Eros no caso de um casal é imprescindível.
    O amor Eros costuma-se confundir com o amor Philos (amizade, carinho, respeito, admiração, etc...).
    Como está esclarecido na postagem, o amor "perfeito", o que funciona entre o casal é a manifestação do Philos, Eros e como base fundamental, o Amor Ágape.
    Como te disse, o assunto é abrangente.
    Espero que o Espirito Santo de Deus te ilumine e convença.
    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito linda essa mensagem.
    Ela me levou a refletir sobre o quanto satanás se incomoda com nossas demonstrações de amor. Se os seres humanos amassem mais, sofreriam menos; mas, infelizmente, poucos enxergam isso.

    Que o Senhor continue te inspirando!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu amigo Jonas., às vezes nos indignamos com posturas das pessoas, principalmente quando se definem como "cristãos". Cristo é a essência do mais puro amor. Ser cristão é se submeter à pratica da Palavra., e na biblia detalha em 1 Cor.13 as características do amor: É benigno, não é invejoso,não é leviano, não é soberbo, não é indecente,"não é interesseiro", não se irrita, não é malicioso, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, etc... Geralmente não é isso que se vê nas condutas das pessoas.
    Mas não devemos desfalecer., devemos alcançar ESTE CAMINHO EXCELENTE., que é o AMOR.

    ResponderExcluir